André Assis é nomeado vice-presidente da ISSMGE para a América do Sul - ABMS
images

André Assis é nomeado vice-presidente da ISSMGE para a América do Sul

14/12/2021

André Assis, ex-presidente da ABMS, foi nomeado vice-presidente da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) para a América do Sul. A nomeação aconteceu a partir da indicação feita pela ABMS, que foi endossada pelo atual vice-presidente, o engenheiro argentino Alejo Sfriso, e pelas associações geotécnicas da América do Sul. Junto a este novo desafio, André Assis irá liderar projeto “Cápsula do Tempo” como vice-presidente da entidade.

Assis irá assumir o cargo em maio de 2022, quando será conhecido também o presidente da ISSMGE. Em entrevista à ABMS, o professor da Universidade de Brasília comenta sua nomeação e fala sobre seus objetivos frente à vice-presidência para a América do Sul. Assista:

Projeto Cápsula do Tempo

O projeto Cápsula do Tempo é uma iniciativa da ISSMGE que envolve as seis regiões geográficas que fazem parte da entidade. O projeto prevê a criação de um grande histórico do desenvolvimento da geotecnia no mundo.

Para isso, cada país deverá reunir e apresentar suas principais contribuições para a geotecnia em nível mundial – seja na produção científica, no desenvolvimento tecnológico ou na realização de grandes obras. Além do resgate do passado, serão apresentados os projetos desses países para o futuro.

André Assis irá representar a ABMS como o coordenador do projeto sobre o Brasil. A pesquisa irá levantar dados históricos sobre cinco principais temas: a história dos 70 anos da ABMS, grandes especialistas brasileiros de renome nacional e internacional, as principais contribuições do Brasil para a engenharia geotécnica mundial, as principais obras geotécnicas realizadas no país que ganharam evidência mundial e o impacto das universidades brasileiras na formação dos engenheiros geotécnicos.

O resultado do projeto Cápsula do Tempo, que já está em desenvolvimento, será disponibilizado pela ISSMGE através de um site que será lançado em maio de 2022.

Temas relacionados: ABMS,