Associado à ABMS é vencedor do Prêmio Sindi-Clube/APL de literatura

Geotecnia e literatura se misturam no dia a dia de Cláudio Fernando Mahler, associado à ABMS. Engenheiro geotécnico, professor titular da Coppe/UFRJ, pesquisador e autor de livros técnicos como "Fitoremediação: o uso de plantas na melhoria da qualidade ambiental" e "Lixo Urbano: o que você precisa saber sobre o assunto", Mahler tem obras também no âmbito da literatura, como "Sempre Elas" e "O prazer no desprazer: a tragédia do protelador". Em 2015, a qualidade do texto do geotécnico foi reconhecida e rendeu a ele o Prêmio Sindi-Clube/APL de Literatura da categoria contos, com a obra "Garrafas ao mar". "Fiquei muito emocionado e honrado com o prêmio", afirma Mahler. "A literatura é um espaço onde sempre me senti muito bem. Escrever é, sem dúvida, meu principal hobby".
A literatura sempre fez parte da vida de Cláudio Mahler. Ele escreve desde criança. O geotécnico lembra que seus textos eram sempre bem avaliados pelos professores na escola. Com o passar do tempo, as poesias e os contos foram ganhando mais espaço na sua rotina. Alguns receberam premiações em concursos até que uma editora se interessou em publicar uma série de doze contos. Era lançado, então, o livro "Sempre Elas".
Prêmio Sindi-Clube/APL de Literatura
Para a Comissão Julgadora da 5ª edição do Prêmio Sindi-Clube/APL de Literatura, o conto "Garrafas ao mar" é "moderno, com densidade psicológica e o justo equilíbrio da coloquialidade com a linguagem culta" e traz no conteúdo uma celebração à vida. O conto foi escolhido vencedor por unanimidade da Comissão Julgadora.
Leia aqui o conto "Garrafas ao mar", de Cláudio Fernando Mahler.
O legado de um geotécnico literato
"Pertenço a uma geração que viu nascer a informática, tomou consciência que a Terra é finita e temos que preservá-la, para que nossos filhos e netos possam usufruir dela como nós. Temos uma responsabilidade enorme em passar esses valores àqueles que nos seguem. Tanto na engenharia, quanto na literatura, gostaria de deixar algumas marcas que auxiliassem nossos filhos e netos a seguir o melhor caminho em termos ambientais e políticos". Cláudio Mahler.
Temas relacionados: