Centro-Oeste promoveu primeiro Encontro de Geotécnicos em Goiânia - ABMS
images

Centro-Oeste promoveu primeiro Encontro de Geotécnicos em Goiânia

Centro-Oeste

22/07/2022

Marcando o retorno dos eventos presenciais do Núcleo Regional Centro-Oeste, foi realizado no dia 15/7 o l Encontro de Geotécnicos do Centro-Oeste. Organizado em Goiânia, na sede do CREA-GO (Conselho Regional de Engenharia), o encontro reuniu estudantes e profissionais para debater o tema projetos de fundações e barragens.

Segundo Marta Pereira da Luz, secretária geral do Núcleo, a ideia é levar o Encontro a todos os estados da região Centro-Oeste. “Para tanto, procuramos fazer parcerias com instituições relevantes de cada local, como foi com o CREA em Goiás”.

Neste primeiro encontro, foram ministradas duas palestras. Maurício Martines Sales, professor da Universidade Federal de Goiás, falou sobre "Projeto de Fundações: Conceitos e Mudanças Recentes" e Renato Marques Cabral, engenheiro de Furnas e professor da Universidade Estadual de Goiás, abordou "Barragens para o Desenvolvimento Sustentável".

Marta Luz coordenou a mesa-redonda e apontou alguns temas de destaque, que despertaram a atenção do público. Entre eles estão as novidades relacionadas à norma de fundações, que passou por algumas reformulações recentemente, e a geotecnia 4.0, incluída no debate pelo engenheiro André Luís Brasil Cavalcante, atual presidente do Núcleo e professor da Universidade de Brasília. “Os participantes ficaram muito interessadas em saber mais sobre essa nova roupagem da geotecnia frente às possibilidades de equipamentos e recursos computacionais hoje disponíveis”.

O evento contou ainda com a presença do ex-reitor da Universidade Federal de Goiás, professor Edward Madureira Brasil. “Ficamos muito felizes. Ele sempre promoveu o desenvolvimento das ciências e dos projetos em nossa região”, conta Marta. “Além disso, contribuiu muito para a construção de laboratórios na universidade vinculados à engenharia civil”.

Os laboratórios também tiveram sua importância reforçada durante as apresentações. Em especial na área de barragens, com o laboratório de modelo reduzido presente no Centro Tecnológico de Furnas, na unidade de Jacarepagua-RJ, e que foi apresentado por Renato Cabral. “Chamou atenção dos participantes pela qualidade do laboratório e os resultados oferecidos ao país”, explica Marta.

Temas relacionados: