Cobramseg 2014: números já superam expectativas - ABMS
images

Cobramseg 2014: números já superam expectativas

Eventos

02/09/2014

Antes mesmo de começar, o Cobramseg 2014 (XVII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) supera as expectativas da Comissão Organizadora. A princípio, eram esperadas 800 inscrições prévias. Hoje já foram registradas 1.100 inscrições antecipadas. "A expectativa inicial era um evento para 1.000 pessoas, aumentamos para 1.200 e agora já estamos com a expectativa de receber 1.400 participantes", revela Maurício Sales, presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2014. "Além disso, teremos nove mini-cursos. Destes, quatro já estão com a capacidade máxima de participantes". Com o tema Infraestrutura de um Futuro Sustentável, o Cobramseg 2014 está priorizando a sustentabilidade em todas as suas decisões. O principal objetivo é mostrar como os projetos geotécnicos podem contribuir para a sustentabilidade na construção da infraestrutura que o Brasil e mundo tanto precisam. O aplicativo para congressistas será uma novidade desta edição. Com ele, os participantes poderão acessar, de seus tablets e celulares, a programação completa, todos os trabalhos, a localização dos expositores e outras informações importantes.

Eventos paralelos

Esta edição do Cobramseg receberá o VI Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas (SBMR), que acontece a cada quatro anos. Este será o maior SBMR de todos os tempos, graças ao empenho da Comissão Organizadora e do presidente do CBMR (Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS), Sérgio Fontoura, que percorreu diversos congressos pelo mundo divulgando o SBMR, e do apoio da ISRM (International Society for Rock Mechanics). Além disso, será realizado pela primeira vez no Brasil o RockBowl, uma competição de perguntas e respostas entre alunos de universidades que tem como tema central a Mecânica das Rochas. A equipe vencedora ganhará participação no 13º Congresso Internacional de Mecânica das Rochas, no Canadá, em 2015. Este ano, o Geojovem vai assistir à apresentação de trabalhos de seis jovens da geotécnicos da África. A presença destes jovens é resultado de uma proposta feita por Jarbas Milititsky, ex-presidente da ABMS, no último congresso internacional, em Paris. Ele ofereceu inscrição e hospedagem de cinco jovens africanos. A Comissão Organizadora levou o esforço adiante e conseguiu a presença de seis geojovens da África no Cobramseg 2014. O Congresso Luso-Brasileiro também merece destaque. O tema deste ano será "Geotecnia em Obras Metro-Ferroviárias" e diversos colegas portugueses já confirmaram presença. Temos a certeza de que será um momento interessante de troca de experiências entre brasileiros e portugueses.

Victor de Mello Lecture

É com muita honra que a ABMS recebe James Mitchell, um dos maiores nomes da Geotecnia mundial, para ministrar a Victor de Mello Lecture. Mitchell irá abordar o tema "Lessons from the Lives of Two Dams".

Feira

Serão 60 estantes com empresas da área de Geotecnia expondo seus produtos e serviços aos participantes do Cobramseg 2014. Em relação às edições anteriores, a feira dobrou de tamanho.

Temas relacionados: