Conferência em Tecnologias de Fundações (IV CTF 2024) será realizada pela primeira vez na região Nordeste - ABMS
images

Conferência em Tecnologias de Fundações (IV CTF 2024) será realizada pela primeira vez na região Nordeste

Nordeste

01/03/2024

A Conferência em Tecnologias de Fundações (IV CTF 2024), será realizada pela primeira vez na região Nordeste, em Natal, Rio Grande do Norte. O evento, que acontecerá nos dias 9 e 10 de maio, é organizado pelo Núcleo Regional Nordeste da ABMS e tem como tema principal “Patologias, Controle Tecnológico e Desempenho de Fundações”. Na conferência serão abordados aspectos relativos a fundações e contenções.

Juliane Marques, presidente do Núcleo Regional Nordeste, destaca que todas as edições anteriores da CTF foram realizadas na região Sudeste. “Estamos nos sentindo muito honrados e animados por receber esse evento de grande importância no cenário da geotecnia brasileira”, pontua Juliane.

O Evento

A CTF é um evento de âmbito nacional, que impulsiona as atividades geotécnicas da região onde é realizada. O Núcleo Regional Nordeste da ABMS escolheu realizar o evento em Natal, Rio Grande do Norte, com o objetivo de facilitar o acesso de participantes de todos os estados do nordeste e da região Norte.

No evento acontecerão debates e discussões sobre técnicas e sistemas construtivos para projetos e execução de fundações e contenções, além de abordar atualizações da área. A conferência possibilita que os participantes vivenciem e acompanhem casos de obras, soluções adotadas para determinadas situações, controle tecnológico para evitar patologias, formas de medir o desempenho da fundação, e tenham a oportunidade de fazer networking.

“É uma oportunidade única de compartilhar conhecimentos. Talvez uma das palestras, por exemplo, traga exatamente a solução para um caso de obra específico ou um problema relevante para sua região”, exemplifica Juliane.

Minicursos e Palestras

O primeiro dia do evento é composto de quatro minicursos, com foco na prática da engenharia de fundações e pela cerimônia e palestra de abertura, ministrada por Nelson Aoki, professor da USP. No segundo dia serão ministradas 10 palestras relacionadas ao mesmo tema. Durante o processo de inscrição, os participantes têm a opção de escolher entre participar de ambas as atividades, somente dos minicursos ou apenas das palestras.  

O evento contará com a participação dos palestrantes: Roberto Coutinho, presidente da ABMS e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Bernadete Danziger, vice-presidente da ABMS e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Alexandre Gusmão, ex-presidente da ABMS e professor da Universidade de Pernambuco (UPE); Alessander Kormann, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Paulo Albuquerque, professor da Unicamp; e Uberescilas Fernandes Polido, ex-presidente do Núcleo Espírito Santo da ABMS.

As inscrições da IV CTF podem ser realizadas através do site: https://www.ctf2024.com.br/

Confira a entrevista com Juliane Marques:

Temas relacionados: