Estudo da UFPE sobre melhoramento de aterro ferroviário entre Amsterdã e Bruxelas

O projeto entitulado como "New Options for Rapid and Easy Construction of Embankments on Soft Soils" envolve uma série de aterros experimentais, onde foram selecionadas cinco técnicas de melhoramento de solo. Este projeto consiste em avaliar diferentes técnicas para estabilização de um aterro ferroviário construído em solo mole para a construção de uma linha de trem de alta velocidade entre Amsterdã e Bruxelas.
O projeto "No-Recess" requer novas técnicas de construção de aterros sobre solos moles pela exigência de requerimentos muito rígidos.
Foram feitas comparações diretas de instrumentação de campo no intuito de demonstrar a
viabilidade dos novos métodos na construção de aterros. Este artigo sintetiza o programa de campo
do projeto "No-Recess" e analisa as comparações feitas usando o modelo de elementos finitos bidimensional nos casos do aterro sem melhoramento de solo e duas técnicas de melhoramento de
solo usados no projeto: (1) drenos convencionais pré-fabricados, e (2) colunas de areias
encamisadas com geotêxtil.
Clique aqui para conferir a íntegra do estudo.
Acesso aqui o estudo em inglês.
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