Roberto Coutinho comenta destaques do Evento Técnico ABMS 75 Anos. Assista à entrevista
01/08/2025
Para comemorar seus 75 anos de atuação, a ABMS organizou importantes produtos: uma plataforma integrada, um livro com registro da sua história e uma edição especial da Soils and Rocks. Também promoveu, nos dias 21 e 22 de julho, um evento inédito em sua história: uma celebração técnico-institucional com convidados nacionais e internacionais, de diversas partes do mundo, lançamento de publicações e um olhar sobre o passado, o presente e o futuro da geotecnia brasileira. O evento, realizado em São Paulo, reuniu cerca de 450 participantes e contou com uma programação intensa e diversificada.
Para o presidente da ABMS e da comissão organizadora, Roberto Coutinho, organizar todos os produtos e o evento foi um desafio à altura da importância da data. "Foi um esforço muito grande da comissão organizadora, da diretoria nacional, da secretaria da ABMS e de todas as empresas que nos apoiaram", afirma.
Ele destaca que o objetivo ambicioso foi alcançado graças ao trabalho conjunto e à energia positiva que envolveu todos que trabalharam e todos os presentes no evento. “Sentimos uma alegria muito grande desde o início. No almoço de recepção aos convidados internacionais, já havia esse clima especial, que nos acompanhou durante todo o evento.”
Coutinho também ressalta o caráter inédito da iniciativa. “Nunca se fez um evento técnico para comemorar o aniversário da ABMS”, observa. “E tivemos um número significativo de participantes, internacionais e nacionais o que mostra o interesse e o prestígio da Associação.”
Segundo ele, a participação de praticamente todos os ex-presidentes reforçou o espírito de união que marca a trajetória da ABMS. O conjunto representa uma grande energia para o futuro da nossa sociedade.
A presença de representantes de diversas partes do mundo, incluindo líderes de sociedades geotécnicas da Ásia, Europa e América Latina, trouxe uma dimensão global à celebração. “Foi muito gratificante ver o reconhecimento da ABMS por parte de entidades estrangeiras. Isso fortalece os laços institucionais e nos projeta ainda mais no cenário internacional”, afirmou.
A exposição técnica foi outro ponto alto, segundo Roberto Coutinho. “É fundamental para um evento técnico ter a presença das empresas, apresentando novidades e interagindo com os participantes. Isso fortalece o vínculo entre a academia e o mercado”, afirma.
O presidente também projeta os desdobramentos futuros do evento. “Muitos contatos foram feitos, especialmente com convidados internacionais. É possível que surjam colaborações, pesquisas conjuntas e parcerias institucionais”, diz. “O evento plantou sementes que ainda vão florescer.”
O Evento Técnico ABMS 75 Anos foi mais do que uma celebração. Foi um marco de integração, memória e renovação. Uma expressão da força da comunidade geotécnica brasileira e do compromisso da ABMS com o desenvolvimento técnico e social do país.
Assista à entrevista:
Temas relacionados: ABMS,