Fantástico ouve especialistas da ABMS sobre ruptura de barragens em Mariana (MG)

O programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, apresentou em sua edição de domingo (15/11) longa matéria da repórter Sônia Bridi sobre a ruptura de duas barragens, que continham rejeitos de mineração da Samarco, empresa controlada pela Vale e BHP Billinton. As barragens, situadas no distrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro de Mariana (MG), romperam-se no dia 5 de novembro, por volta das 15h30, provocando até agora sete mortes. Quatro corpos aguardam identificação e 12 moradores e funcionários da Samarco ainda estão desaparecidos. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O "Fantástico" entrevistou dois especialistas da ABMS - Alberto Sayão, ex-presidente da entidade e professor da PUC-Rio, e ainda Romero Gomes, professor da Universidade Federal de Ouro Preto, que acaba de completar um périplo pelo Brasil apresentando a Palestra Milton Vargas da ABMS, que tratou justamente do tema "mineração".
A lama da barragem do Fundão encheu o reservatório da barragem Santarém e passou por cima, causando o transbordamento. Para fins técnicos, o galgamento de uma barragem é considerado ruptura - e ruptura funcional pois ela não conseguiu reter o conteúdo de seu reservatório.
Veja a reportagem completa aqui:
http://globoplay.globo.com/v/4610646/
A Samarco vem divulgando notas oficiais sobre o acidente em seu site:
http://www.samarco.com/ Temas relacionados: