Com palestrantes de renome, GEORS 2022 acontece nos dias 13 e 14/10, em Santa Maria (RS) - ABMS
images

Com palestrantes de renome, GEORS 2022 acontece nos dias 13 e 14/10, em Santa Maria (RS)

Rio Grande do Sul

30/09/2022

O XI Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul (GEORS 2022) está chegando. Marcado para os dias 13 e 14 de outubro, o evento regional é organizado pelo Núcleo Regional Rio Grande do Sul da ABMS e será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria.

O seminário reúne pesquisadores, acadêmicos e profissionais da geotecnia com o propósito de estabelecer um fórum de discussões que levam à troca de conhecimentos e intercâmbio de experiências. Nesta edição, os principais temas debatidos serão: investigação geotécnica, fundações, estruturas de contenção e proteção, pavimentação, obras subterrâneas, geologia e engenharia ambiental.

Uma das características do evento é a inclusão de estudantes e a sua realização em cidades do interior. “O objetivo é fomentar a engenharia geotécnica para esses jovens e disseminar as pesquisas regionais que vêm sendo realizadas no nosso estado”, comenta Magnos Baroni, presidente do GEORS 2022.

Estão confirmados palestrantes nacionais de renome para falar ao público em Santa Maria. Confira:

- Fernando Schnaid, presidente da ABMS, ministrará palestra com o tema “Aterros compactados: desafios e grandes obras”.

- Frederico Falconi, vice-presidente da ABMS, fala sobre “Projeto de fundações de um edifício com seis subsolos”.

- Luis Edmundo Campos, presidente do Núcleo Bahia, fará apresentação com a temática “Contenções: tipos e aplicações”.

- Luis Alberto Herrmann do Nascimento, professor da UFRJ - COPPE, palestrará sobre “Análises em multiescala de materiais asfálticos: aplicações na pavimentação”.

- Felipe Gobbi, gerente técnico da Geobrugg, fala sobre "Sistemas de proteção e estabilização de encostas: Caso da Serra do Rio do Rastro”.

- Maria Eugênia Boscov, professora titular da USP, abordará o "Uso de resíduos em obras geotécnicas".

- Rinaldo Pinheiro, presidente do Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS, ministrará palestra sobre "A importância de ensaios de laboratório e campo para o sucesso de obras de engenharia geotécnica - estudos de casos".

Durante o evento acontece o tradicional GEOBOWL, que está em sua 4º edição. O tradicional jogo de perguntas e respostas sobre geotecnia e mecânica dos solos é disputado entre oito equipes formadas por alunos de graduação.

Haverá ainda a premiação do melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de geotecnia do Rio Grande do Sul. Estão concorrendo ao Prêmio Março Aurélio Engelsdorff de Azambuja trabalhos realizados em universidades do estado nos últimos três anos.

Confira a programação completa e saiba mais em: https://geors2022.com.br/

Temas relacionados: