Inmetro certifica as quatro primeiras instituições para realizar avaliações em aeroportos, rodovias e portos
Gerais
08/07/2019

A ideia é que os riscos sejam reduzidos e as empresas ganhem mais credibilidade no mercado em relação aos serviços prestados, aos orçamentos e aos prazos estimados. Tudo isso será feito por meio do aperfeiçoamento da qualidade técnica das obras de engenharia, desde a sua fase de concepção até a execução.
Outro objetivo do programa é trazer maior confiabilidade tanto para os empreendimentos de infraestrutura do governo quanto para aqueles feitos pela iniciativa privada.
Até agora, o Inmetro acreditou apenas quatro instituições para realizar avaliações em aeroportos, rodovias e portos: a Interdek Brasil, o Instituto Alphageos de Tecnologia (IAT), o ABS Group, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
As empresas que quiserem participar do programa deverão ter o projeto certificado pelo Inmetro. Após a aprovação, deverá ser efetuado o acompanhamento e a fiscalização da implantação.
Caso a instituição queira, também poderá verificar os requisitos técnicos, legais, normativos e documentais previstos em projeto e que estão explicitados nos relatórios técnicos vinculados à certificação.
Informações detalhadas poderão ser obtidas em https://www.ppi.gov.br/inmetro-acredita-primeiros-organismos-de-inspecao-de-empreendimentos-de-infraestrutura
Imagem: twinsterphoto/iStock.com
Temas relacionados: