Membro da ABMS fala sobre escorregamentos e prevenção
Taludes
05/03/2013

Prevenção
O especialista em geotecnia explicou que a concepção da Rodovia dos Imigrantes é moderna, construída de modo a garantir segurança e pouca intervenção. Entretanto, possui pontos mais instáveis e, para encontrá-los, é necessário fazer um mapeamento: "O mapeamento é feito com algumas metodologias, por vias aéreas, caminhamento, análise de mapas topográficos, de solo, vegetação. Isso é muito utilizado na cidade de São Paulo." Futai comentou que um local projetado para drenar apenas água, recebeu muito material, que serviu como um canalizador. "Pelo que pude observar, o escorregamento dos detritos entrou pelo emboque do túnel por uma descarga dágua." O geotécnico falou ainda sobre a dificuldade de se prever esse tipo de fenômeno. Para ele, iniciativas como a interdição preventiva só poderiam ser tomadas com base em um sistema de monitoramento de chuvas mais confiável. "Talvez o sistema existente seja insuficiente, porque essas chuvas são localizadas. Não dá para falar choveu em Cubatão ou choveu na serra. Ao longo da Imigrantes haverá pontos de concentração maiores ou menores de chuvas. O ideal seria localizar onde estão essas chuvas e focar no ponto onde precisa ser feita a intervenção." Para Marcos Futai, é importante manter uma manutenção preventiva nessas rodovias. Deste modo, o foco não seria tentar evitar os escorregamentos, mas os danos e a invasão das correntes de detritos nas vias. O ex-presidente do NRSP da ABMS esclareceu que fenômenos como esse são consequências de um processo natural "Esses escorregamentos fazem parte da própria evolução da encosta. Os materiais vão sendo desprendidos dela e depositados na Baixada. Isso faz com que o paredão da Serra do Mar avance em direção a São Paulo. Esse caminhamento é lento, mas vai acontecendo".Temas relacionados: