Release sobre apresentação da Carta às Autoridades - ABMS/ABGE
Especialistas em deslizamentos e estabilidade de encostas propõem cinco medidas para evitar a repetição de tragédias geotécnicas, como a ocorrida no Rio de Janeiro nesta semana. As sugestões estão contidas em documento elaborado por duas associações nacionais de caráter técnico e científico - a ABMS, que reúne engenheiros geotécnicos, e a ABGE, que reúne geólogos de engenharia. Representantes das duas associações podem falar à imprensa sobre a tragédia ocorrida na região metropolitana do Rio de Janeiro. Veja mais detalhes.
ABMS // ABGE
Especialistas em deslizamentos propõem medidas
para evitar a repetição de tragédias geotécnicas

Na origem das enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro,

São Paulo e em outras regiões do país estão os erros acumulados na gestão do crescimento urbano e o descaso em relação às características geológicas e geotécnicas dos terrenos ocupados. Esta é a principal conclusão contida em um documento elaborado pelos principais especialistas brasileiros em estabilidade de encostas. Reunidos em duas entidades técnicas e científicas de âmbito nacional, engenheiros geotécnicos e geólogos de engenharia propõem cinco medidas principais para evitar que tragédias geotécnicas, como as ocorridas agora em 2010, voltem a produzir novas vítimas em 2011. No próximo dia 16 de abril, no Instituto de Engenharia, em São Paulo, será apresentado ao público a "Carta Aberta às Autoridades", documento conjunto assinado pelo engenheiro geotécnico Jarbas Milititsky, presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), e pelo geólogo Fernando Kertzman, presidente da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE). Veja a seguir as cinco principais propostas do documento.
Para ler a íntegra acesse aqui.
Mais Informações - EM TERMOS COMUNICAÇÃO
Helvio Falleiros (Mtb 17.912) // Graziele Storani // Renata Tomoyose
Tel.:
(11) 2578-5401
(11) 2578-5401 // 8175-9062 //
hfalleiros@emtermos.com.br
ABRIL / 2010
Para "interromper o avassalador fluxo de produção de novas situações de riscos geotécnicos", que levam a tragédias como as ocorridas este ano no Rio de Janeiro, Ilha Grande, Angra dos Reis e São Paulo, municípios e estados precisam adotar um conjunto de cinco medidas urgentes, apresentadas no documento "Carta às Autoridades".
Elaborado pelas duas principais entidades nacionais ligadas ao risco geotécnico, a ABMS, que reúne os engenheiros geotécnicos, e a ABGE, que reúne os geólogos de engenharia, o documento sustenta a necessidade de adoção imediata de cinco medidas principais:
1. Elaboração de Cartas Geotécnicas e Cartas de Riscos, a começar das áreas mais críticas
2. Monitoramento das áreas de riscos
3. Remoção de moradias instáveis
4. Capacitação de técnicos nos municípios e estados
5. Treinamento das comunidades situadas em áreas de risco
O documento ABMS/ABGE será apresentado ao público no próximo dia 16 de abril, às 17 horas, na sede do Instituto de Engenharia (Av. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana).
Mais Informações - EM TERMOS COMUNICAÇÃO
Helvio Falleiros (Mtb 17.912) // Graziele Storani // Renata Tomoyose
Tel.:
(11) 2578-5401
(11) 2578-5401 // 8175-9062 //
hfalleiros@emtermos.com.br
ABRIL / 2010
Temas relacionados: