Revista Geotecnia abordará os Desafios da Geotecnia Ambiental. Data limite para submissão de resumos é 30/4 - ABMS
images

Revista Geotecnia abordará os Desafios da Geotecnia Ambiental. Data limite para submissão de resumos é 30/4

15/04/2024

Uma edição especial da revista Geotecnia começou a ser produzida e seu lançamento está previsto para 2025. A publicação irá abordar os “Desafios da Geotecnia Ambiental”. Três associações respondem pela revista: a ABMS, a Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e a Sociedad Española de Mecánica del Suelo e Ingeniería Geotécnica (SEMSIG). 

A submissão de resumos está aberta até 30 de abril de 2024, e o processo é acessível a todos os associados da ABMS, SPG e SEMSIG. O resumo deve obedecer ao limite de 300 palavras e deverá ser enviado para geotecniaambientaleditor@gmail.com. Caso o resumo seja aceito, a submissão do artigo final deverá ser feita através da plataforma da revista Geotecnia.

A geotecnia ambiental se dedica ao estudo e à gestão sustentável do solo e subsolo, desempenha papel crucial na resolução dos desafios ambientais mais urgentes da atualidade. É um ramo da engenharia civil que não só busca proteger o ambiente natural, mas também propor soluções para uma infraestrutura mais verde e resiliente.

Este volume especial atende à necessidade de compreender e reduzir os impactos ambientais das atividades humanas, com o objetivo de promover a sustentabilidade das obras geotécnicas e difundir os estudos relacionados às mudanças climáticas. 

Esta edição da revista concentra-se em temas como o manejo de aterros e resíduos, a remediação de locais contaminados, a reciclagem e aplicação de resíduos, a utilização de recursos geotérmicos, a economia circular e a análise do ciclo de vida de projetos, bem como os impactos das mudanças climáticas e a aplicação da geotecnia ambiental em projetos off-shore.

Os editores convidados para essa edição especial são: 

Ana Vieira, Departamento de Geotecnia, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, Portugal.

Fernando Pardo de Santayana, Laboratório de Geotecnia, CEDEX, Madrid, Espanha.

Roberto Quental Coutinho, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Confira, a seguir, as datas importantes da produção da revista:

30/04/2024: Apresentação de resumos

15/05/2024: Comunicação de aceitação de resumos

30/09/2024: Submissão e receção de artigos

15/12/2024: Comunicação do resultado da revisão de artigos 

30/01/2025: Submissão de artigos finais 

Temas relacionados: ABMS,