Roberto Coutinho, presidente da COBRAE, fala sobre as recentes tragédias em Pernambuco. Assista - ABMS
images

Roberto Coutinho, presidente da COBRAE, fala sobre as recentes tragédias em Pernambuco. Assista

02/06/2022

As chuvas torrenciais que atingem o estado de Pernambuco desde o dia 25 de maio têm causado uma nova série histórica de tragédias. Mais de 100 mortes, ocasionadas por alagamentos e deslizamentos de encostas, foram confirmadas no estado. Outros 6 mil cidadãos estão desabrigados e há dezenas de desaparecidos. O geotécnico Roberto Quental Coutinho, presidente da VIII COBRAE e professor na Universidade Federal de Pernambuco, fala sobre o cenário atual de tragédias e adianta as iniciativas tomadas pela ABMS com o objetivo de colaborar para minimizar os danos aos municípios atingidos. Assista à entrevista.

Carência de medidas preventivas

Apesar da grandeza das chuvas que atingem o Estado, é injusto acusar o fenômeno como o único culpado dessas tragédias. Para Coutinho, é preciso planejamento para prevenir catástrofes como essa. “É preciso um plano maior, complexo e amplo, que envolve planejamento urbano, políticas de habitação e a delimitação de regras de ocupação, que é uma questão muito delicada”, disse. “Há a necessidade de um mínimo de controle da ocupação desses morros”.

A discussão sobre o tema deve ser ampliada à sociedade, com a devida liderança das autoridades públicas. “O mesmo empenho dos governantes, da comunidade técnica e da sociedade que percebemos nas horas emergenciais precisa ser aplicado em planejamento, em prevenção”, ressalta. “Temos que nos unir. Deixar de lado as diferenças políticas e reconhecer que, em conjunto, temos condições de criar planos para enfrentar melhor esses acontecimentos”.

 

VIII COBRAE 

Coutinho, que é presidente da 8ª edição da Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas (VIII COBRAE), garante que o encontro será palco de debates sobre os desastres que impactaram diversos estados brasileiros em 2022 em decorrência das fortes chuvas.

Ele acredita que as entidades técnicas devem estar em sintonia com os temas que envolvem as mudanças climáticas e preparar projetos com visão de futuro. “Temos costume de dar retorno à comunidade com base em dados históricos, mas as mudanças climáticas exigem que consideremos também nossa perspectiva de futuro”, declara.

A VIII COBRAE será realizada em Porto de Galinhas (PE) entre os dias 22 e 26 de novembro de 2022. Saiba no site do evento clicando aqui.

 

Temas relacionados: ABMS,