Sucesso marca workshop sobre resistência não drenada de solos em MG
Minas Gerais
12/07/2018
"O evento foi muito bom. A palestrante é uma pessoa que realmente está à frente da aplicação dos conceitos de análise não drenada de estruturas". Esta é a avaliação do presidente do Núcleo Minas Gerais da ABMS, o engenheiro Gustavo Vianna, sobre o workshop "Undrained Shear Strength Selection", realizado no dia 28 de junho em Belo Horizonte. O workshop foi comandado pela engenheira canadense Christina Winckler, diretora técnica da área de Mineração e Barragens da AECOM Company na América Latina.
O workshop, que foi proferido em inglês, reuniu 80 participantes - sendo a maioria profissionais da área. "Este é um tema que vem chamando muito a atenção da comunidade técnica", esclarece Vianna. "Temos escutado com frequência, desde as últimas edições do Cobramseg e do GeoMIN, sobre a influência da correta utilização das análises não drenadas e a importância de se utilizar corretamente os parâmetros. Nesse sentido, a palestrante fez uma exposição resgatando casos históricos de ruptura de barragens, relacionando com o tópico e apresentando a metodologia aplicada por ela, que foi muito interessante de conhecer".
Participação do público
Para o presidente, o público participou ativamente do workshop. "Os participantes eram engenheiros experientes, que lidam com isso no dia a dia em suas empresas. Era um público bastante qualificado. Várias das grandes empresas de projetos de Belo Horizonte enviaram seus representantes para participar do workshop, o que nos deixou muito satisfeitos". Outro detalhe que contribuiu para o sucesso do evento foi o comprometimento da palestrante. "Além de ter profundo conhecimento sobre o tema, Winckler também é uma pessoa que expõe muito bem as suas ideias, o que permitiu que o público acompanhasse a palestra com muita clareza", comenta o engenheiro. "Também pudemos ter acesso a materiais complementares de autoria dela, que gentilmente nos cedeu antes e depois do evento, tornando a troca de conhecimentos ainda mais completa". A qualidade do workshop também trouxe novos associados ao Núcleo, como conta o presidente. "Quase metade dos presentes era de profissionais não associados à ABMS. São pessoas que ouviram falar do workshop, compareceram e conheceram melhor as atividades do Núcleo - é de praxe apresentarmos as nossas próximas iniciativas na abertura dos eventos. E isso chamou a atenção de alguns profissionais, que resolveram se associar. É um atestado de sucesso que nos deixa muito contentes".Apoio
"Em nome do Núcleo Minas Gerais da ABMS, gostaria de prestar nossos agradecimentos aos engenheiros Vicente Mello, representante da empresa AECOM Company, e Paulo Franca, nosso colega e associado ao Núcleo, que foram os responsáveis por tornar o workshop possível. Além, é claro, à Christina Winckler por sua disponibilidade e solicitude", declara Gustavo Vianna. (Imagem: monkeybusinessimages/iStock.com)Temas relacionados:

