Indian-Brazilian Webinar encerra com discussões sobre mecânica das rochas e geossintéticos - ABMS
images

Indian-Brazilian Webinar encerra com discussões sobre mecânica das rochas e geossintéticos

18/06/2021

O “2021 Indian-Brazilian Webinar” teve o seu encerramento nesta sexta-feira, 18/6. Foram 12 palestras de brasileiros e indianos e mais de 10 horas de evento. Um grande sucesso segundo o presidente da ABMS Fernando Schnaid. “Criamos um ambiente muito agradável de discussões técnicas entre os dois países, e passamos a ter informações qualificadas a respeito do estado da arte e das práticas desses países. Foi um evento muito rico”.

Neste terceiro dia de encontro, a Dra. Neelima Satyam, do Indian Institute of Technology Delhi, abriu o encontro apresentando os palestrantes e os temas que seriam abordados no dia.

“Mecânica das rochas” foi o primeiro tema discutido na manhã do dia 18/6. O professor Mahendra Singh, do Indian Institute of Technology Roorkee, abriu a primeira sessão de palestras apresentando as contribuições da Índia em torno do tema “Assessment of Strength Behavior of Jointed Rock Massess”. O especialista abordou as atividades desenvolvidas na região dos Himalaias, local com complexos problemas de mecânica das rochas que virou objeto de pesquisa dos indianos. Apresentou também os problemas encontrados, os métodos de estudo aplicados e comentou os resultados.

Tarcísio Barreto Celestino, que foi presidente da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA) e do Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS (CBT), palestrou em seguida. Falou sobre emissão acústica para o fraturamento de rochas. Celestino explicou o funcionamento da emissão acústica e como ela pode ser detectada. Em seguida, expôs a motivação, os objetivos de utilizar esse método e os aspectos teóricos. Comentou também sobre as configurações de testes realizados sobre o tema e os resultados apresentados. Ao final do evento, os participantes debateram entre si e tiraram dúvidas do público.

O último dia de seminário terminou com uma palestra do professor D.N. Singh, da IGS. O professor falou a respeito do desenvolvimento sustentável através da engenharia geoambiental, além de abordar aspectos sobre a reunião da BRICS, agrupamento formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul sobre a deliberação de questões emergentes na biotecnologia e na biomedicina. D.N. Singh também citou sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Representando a ABMS, o professor Ennio M. Palmeira (UnB), falou sobre geossintéticos e materiais alternativos aplicações em soluções geotécnicas, além de soluções sustentáveis em estradas pavimentadas, ferrovias e paredes de contenção em algumas aplicações geoambientais. Ao final do seminário, todos deram uma palavra de agradecimento.

Assista a todos os encontros no CANAL ABMS:

DAY 1: https://youtu.be/rWzQUwErmEU

DAY 2: https://youtu.be/1z0L1Ih_x_Y

DAY 3: https://youtu.be/S06ch7XK2M8

Temas relacionados: