Mensagem aos Associados - ABMS
images

Mensagem aos Associados

CBMR - Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas

27/01/2014

  sergiofontouraO presidente do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS, Sergio Fontoura, divulga notícias importantes aos associados a respeito das atividades do CBMR. Em sua mensagem, o presidente destaca a importância da participação dos associados na conquista do Brasil em sediar o 14º Congresso Internacional de Mecânica das Rochas da ISRM e uma novidade que será destaque do VI Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, que ocorrerá em setembro de 2014. Confira todos os detalhes abaixo.

MENSAGEM DO CBMR

É com grande satisfação que me dirijo aos associados do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas e aos colegas da ABMS neste primeiro mês de 2014, ano que será de grande importância para a nossa comunidade de mecânica das rochas. Em setembro deste ano será realizado o VI Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, o SBMR, organizado pelo nosso Comitê (www.gtep.civ.puc-rio.br/sbmr2014). Logo depois, em outubro, ocorrerá o 8º ARMS em Sapporo no Japão (http://www.rocknet-japan.org/ARMS8/), um importante simpósio internacional onde também será decidido o país sede do 14º International Congress on Rock Mechanics organizado pela ISRM - que o Brasil, representado por nós, está disputando com a Índia para receber em 2019. A diretoria do CBMR está consciente da grandeza destes desafios e vem trabalhando para realizar um excelente VI SBMR e conseguir com que o Brasil seja o país sede do 14th ISRM. Temos recebido importante apoio da diretoria da ABMS Nacional e também dos Conselheiros do CBMR em ratificar as nossas ações, o que nos gratifica e nos enche de motivação para seguir adiante. Nesta oportunidade eu gostaria de dar algumas notícias importantes.

Associados ao CBMR

Atingimos a marca de 370 associados incluindo a categoria dos afiliados ou estudantes. Um crescimento fantástico nestes últimos 3 anos. Nosso objetivo é atingir a marca dos 500 associados ainda neste ano de 2014 e, para que consigamos, seria necessário que os já associados da ABMS incluíssem o CBMR no seu pacote. A diretoria do Comitê, apoiada pelo Conselho Diretor da ABMS, decidiu que os associados ao CBMR são também associados à ISRM, sem cobrança adicional de taxa, o que torna ainda mais atrativa a participação como associado ao CBMR. Aumentar a participação brasileira junto à ISRM é fundamental para a candidatura do Brasil como sede do 14th ISRM em 2019! Além disso há muitos associados à ABMS que trabalham com engenharia de rochas, direta ou indiretamente, e que não são associados ao CBMR. Por isso precisamos do seu apoio e esperamos vê-los como associados do CBMR a partir de 2014.

VI SBMR - Goiânia, 09 a 13 de Setembro de 2014

O SBMR acontecerá em paralelo ao COBRAMSEG 2014 em Goiânia e as Comissões Organizadoras dos dois eventos estão trabalhando conjuntamente para que o evento seja um grande sucesso. O SBMR recebeu 123 resumos distribuídos entre os cinco grandes temas, número que representa um aumento substancial na participação da comunidade de mecânica das rochas. A lista completa dos resumos aceitos pode ser vista no endereço www.gtep.civ.puc-rio.br/sbmr2014. O planejamento atual é realizar 6 Sessões Paralelas, 2 Keynote Lectures e uma Mesa-Redonda, mas poderá ser modificado em função de número final de artigos recebidos. Além disto, o VI SBMR é um evento aprovado pela ISRM na categoria Specialized Conference e recebeu o apoio do Grupo Nacional dos EUA, American Rock Mechanics Association (ARMA), e do Grupo Nacional da China (CRMS) que enviarão representantes para o evento. Estarão presentes todos os grupos nacionais da América do Sul e haverá o encontro destes grupos com o Presidente da ISRM. Também seremos honrados com a presença da Presidente eleita, colega Eda Quadros (saiba mais aqui). Durante o VI SBMR acontecerá um curso de dois dias sobre Ferramentas Computacionais para Engenharia de Rochas, direcionado à mineração, lecionado pela RocScience. Está em planejamento, ainda, um Workshop sobre Geomecânica para Shale Gas com um dia de duração. Convidamos a todos a participarem do VI SBMR. A grande novidade será a realização do RockBowl I, competição de perguntas e respostas sobre engenharia de rochas entre equipes representando Universidades brasileiras. Esta competição tem o patrocínio da empresa Geobrugg que ao ser contatada em Angra dos Reis durante a COBRAE 2013 aceitou participar deste desafio. Nesta primeira experiência serão aceitas inscrição de oito equipes compostas por quatro alunos, podendo incluir tanto alunos de graduação quanto os de pós-graduação. A equipe vencedora receberá financiamento para passagem, inscrição e hospedagem para participar do 13º International Congress on Rock Mechanics da ISRM, que será realizado em Montreal em 2015. Os colegas professores de geotecnia são convidados desde já a incentivar seus alunos a constituírem os times. Serão divulgadas em breve as instruções para inscrição e as regras completas da competição. Um bom ano de 2014 a todos e obrigado pelo apoio ao CBMR. Sergio Fontoura Presidente do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas  

Temas relacionados: