Seminário Pernambucano de Estruturas de Fundações acontece dia 24/11, às 18h - ABMS
images

Seminário Pernambucano de Estruturas de Fundações acontece dia 24/11, às 18h

Notícias

19/11/2020

Já tem data marcada o IV Seminário Pernambucano de Estruturas de Fundações, organizado pelo Núcleo Nordeste da ABMS.

No dia 24/11, às 18h, especialistas na área geotécnica irão se reunir para discutir os "Aspectos Geotécnicos e Estruturais" que envolvem o tema do Seminário.O encontro será transmitido ao vivo, através do canal do Núcleo Nordeste no YouTube.

O Seminário vai contar com uma sessão de abertura e duas sessões técnicas. Na abertura, estarão presentes o presidente do Núcleo, Ricardo Severo, e o diretor regional do Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON, Romilde Almeida de Oliveira.

Para participar, inscreva-se no canal do Núcleo Nordeste da ABMS: https://www.youtube.com/c/ABMSNordeste/

Sessão Técnica 1

A primeira sessão técnica discutirá o tema "Aspectos Geotécnicos de Fundações". A professora Bernadete Danziger, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), irá ministrar palestra sobre "Caso instrumentado de fundações mistas de uma estrutura residencial". A engenheira foi palestrante da 16ª Palestra Milton Vargas da ABMS, realizada em 28 de julho deste ano. Assista aqui.

Já a segunda palestra será apresentada pelo presidente da ABMS, Alexandre Gusmão. Gusmão, que é professor na Universidade de Pernambuco (UPE), vai discorrer sobre "Análise estrutural de edifícios com apoios deslocáveis".

A moderação do debate sobre as apresentações ficará a cargo da professora Juliane Marques, da Universidade Federal do Alagoas (UFAL). A engenheira é presidente eleita do Núcleo Nordeste para 2021/2022.

Sessão Técnica 2

Na segunda sessão, o tema será "Aspectos Estruturais de Fundações".

O professor Tibério Andrade, da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), irá abordar as "Edificações de múltiplos pavimentos: estudo de casos de expansão interna em blocos de coroamento na RMR."Em seguida, os professores Christiane Gameleira e Valmiro Nunes, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), apresentarão palestra sobre "Estudo das tensões em blocos sobre estacas considerando as reduções das propriedades mecânicas do concreto devido à RAA".

Para moderar o debate da segunda sessão técnica, estarão os professores Joaquim Oliveira, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), e Romilde Almeida, que também leciona na mesma instituição.

Inscreva-se no canal do Núcleo Nordeste da ABMS e participe do IV Seminário Pernambucano de Estruturas de Fundações: https://www.youtube.com/c/ABMSNordeste/ . Não perca!

Temas relacionados: IV Seminário Pernambucano de Estruturas, Núcleo Nordeste,